Programação

18/11(Sexta)
08h às 8h:45m - CREDENCIAMENTO
Local: Auditório Rio Javari, Faculdade de Tecnologia (FT),  Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
9h às 12h - PALESTRA
AMAZÔNIA: VIAGENS E VERDADES
Prof. Dr. Gunter Karl Pressler (UFPA) 
Professor de Teoria Literária da Universidade Federal do Pará. Pós-doutorado pelas Universidades de Osnabrück e Constança/Alemanha (2004/2005) com bolsa da CAPES. Doutor pela FFLCH da Universidade de São Paulo (1995) com uma tese sobre a recepção de Walter Benjamin no Brasil (livro publicado em 2006); Mestre pelo Instituto da História da Literatura e Língua Alemã da Universidade de Munique: Ludwig-Maximilians-Universität München (1985) com um estudo sobre a filosofia da linguagem em W.Benjamin (livro publicado em 1992).
Atua nas Linhas de Pesquisa: História e Recepção da Literatura (Brasileira), Literatura da Amazônia e Literatura dos Viajantes e enfocando os seguintes temas: Walter Benjamin, Dalcídio Jurandir, Teoria da Recepção e Narratologia.
Publicação de Resultados de Pesquisa nos Cadernos: http://poetikafutura.blogspot.com


21/11 (Segunda)
13h às 13h:45m - CREDENCIAMENTO
Local: Auditório Rio Javari, Faculdade de Tecnologia (FT), Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
14h às 17h – PALESTRA
A AMAZÔNIA PARTIR DE SUA SOCIODIVERSIDADE
Profa. Dra. Andrea Borghi Moreira Jacinto (UEA) 
Possui Graduação em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas (1993) mestrado em Antropologia Social pela Universidade Estadual de Campinas (1998) e doutorado em Antropologia pela Universidade de Brasília (2003) Atualmente é professora no Programa de Pós-graduação em Direito Ambiental, da Universidade do Estado do Amazonas.
Tem experiência em Antropologia e Ciências Sociais, com ênfase na área sociambiental e na interface com o direito ambiental. A atuação profissional nos últimos anos tem envolvido o trabalho com diferentes temas: meio ambiente e diversidade cultural, patrimônio cultural, conhecimentos tradicionais, educação escolar indígena, Amazônia, Sertão, Noroeste de Minas Gerais, literatura local, antropologia visual e divulgação científica.


07/12 (Quarta)
13h às 13h:45m - CREDENCIAMENTO
Local: Auditório Rio Negro, Instituto de Ciências Humanas e Letras (ICHL), Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
14h às 17h - PALESTRA
AMAZÔNIA: PLANEJAMENTO E PRODUÇÃO DO ESPAÇO
Profa. Dra. Rita de Cássia Ariza da Cruz (USP)
Graduada em Geografia pela Universidade de São Paulo (1991), mestre em Geografia (Geografia Humana) pela Universidade de São Paulo (1995) e doutora em Geografia (Geografia Humana) pela Universidade de São Paulo (1999). Professor Adjunto do Departamente de Geografia da FFLCH da Universidade de São Paulo, área de Geografia Regional. Pesquisa e produção bibliográfica envolvendo, principalmente, temas da Geografia do Turismo, com destaque para políticas públicas, planejamnto e produção do espaço.